10660 - Formato 2

Últimas notícias

Pessoas com 58 e 59 anos sem comorbidades começam a ser vacinadas contra a Covid-19 na próxima terça-feira (29), em Patos



O município de Patos dará início a imunização contra a Covid-19 do público em geral sem comorbidades na próxima terça-feira (29). A logística da vacinação acontecerá nos mesmos moldes da que foi organizada para a vacinação dos grupos prioritários, com datas específicas e por Distritos de Georreferenciamentos (DGA’s), como explicou o secretário municipal da Saúde, Leônidas Dias.

Nós iremos vacinar a nossa população em geral. Com a chegada de novas vacinas, nós iremos ampliar esse grupo. O intuito é vacinar até 55 anos até a primeira semana de julho. Nós estamos buscando a forma mais equânime possível de realizar a vacinação do público em geral. A idade, de forma decrescente. Assim como foi com os grupos prioritários de idosos, nós iremos dá continuidade em relação ao público em geral dessa mesma forma, por entender que é a forma mais justa e equânime possível. E, se Deus permitir, iremos vacinar toda a nossa população ainda nesse ano”, explicou.

Ainda, de acordo com Leônidas, é esperada a procura por vacinas por um grande número de pessoas conforme as faixas etárias forem sendo ampliadas. Por esse motivo, os postos de saúde e a quadra poliesportiva de um colégio particular no centro da cidade serão utilizados.

Nós vamos continuar a vacinação em pontos estratégicos. Continuaremos a vacinação aqui no [Colégio] Cristo Rei. Iremos ampliar para outros pontos estratégicos, talvez, outros ginásios poliesportivos para que seja mais fácil a locomoção da população para fazer a sua imunização”, pontuou.

Na internet, muitas pessoas chegaram a criticar o município pela demora no início da imunização do público em geral sem comorbidades, já que outros municípios, maiores e menores, já seguem bem adiantados na imunização desse grupo, a exemplo de Petrolina, em Pernambuco, e Cajazeiras, no Alto Sertão paraibano. Como justificativa, o secretário da Saúde de Patos chegou a afirmar, em entrevista à TV Sol, que o município está seguindo rigorosamente o Plano Nacional de Imunização (PNI) e que já vacinou cerca de 98% dos grupos prioritários.

No entanto, desde o dia 28 de maio desse ano, uma nota-técnica do Ministério da Saúde autorizou municípios e estados a realizar a vacinação da população em geral de maneira escalonada e por faixas etárias decrescentes em paralelo à imunização dos grupos prioritários.

Desde a última segunda-feira (21), gestantes e puérperas estão sendo imunizadas contra a Covid-19. Nesta quarta-feira (23) terá início a vacinação do último grupo prioritário antes do início da vacinação da população em geral. Serão imunizados os deficientes sem acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). As doses serão administradas na quadra do Colégio Cristo Rei, localizado no bairro Brasília, zona central de Patos das 8h às 11h e das 13h às 17h. A estimativa é que serão imunizadas mais de 4.500 pessoas desses dois últimos grupos prioritários. 

PortalTvsol

Nenhum comentário