SONHO: Governo da Paraíba apresenta projeto de ponte que ligará Santa Rita, Cabedelo e Lucena
De acordo com o governo, serão investidos R$ 500 milhões e a expectativa é que, após a conclusão, sejam eliminados gargalos logísticos e o turismo no Litoral Norte da Paraíba seja fortalecido. O valor é quase o dobro da previsão inicial de R$ 350 milhões, anunciada pelo governador em agosto deste ano.
A ponte integra a lista de projetos constantes no Plano Estadual de Parceria Público-Privada do Estado da Paraíba, em vigor desde janeiro de 2021 no estado; e também é uma de suas promessas de campanha.
A expectativa do secretário de Estado da Infraestrutura e Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga, é que a obra seja entregue no último trimestre de 2026, último ano da gestão do governador.
Em outubro, o governador determinou a desapropriação de terrenos no entorno da BR-230 e do Rio Paraíba para a construção do Complexo Rodoviário de Acesso ao Porto de Cabedelo, que inclui uma ponte ligando Cabedelo, na região Metropolitana de João Pessoa, a Lucena, no Litoral Norte paraibano. O decreto que declarou a utilidade pública da área.
O governo do estado, responsável pela obra, espera reduzir, significativamente, os problemas de tráfego e congestionamento na BR-230 e melhorar a logística de entrada e saída de bens e serviços pelo Porto de Cabedelo.
Atualmente, quem precisa se deslocar de Cabedelo a Lucena precisa usar a balsa. Já os caminhões que saem do Porto de Cabedelo precisam atravessar toda Cabedelo, passar por João Pessoa e seguir viagem em sentido a Recife ou Natal, passando por Bayeux e Santa Rita.
Por onde vai passar a Ponte?
O acesso para a Ponte, de quem sai de Cabedelo, é feito no KM 9,64 da BR-230, mais precisamente logo após o Intermares Hall. Nesse trecho até o desemboque no Rio Paraíba, ao lado do condomínio Alamoana, será construído um viaduto de 40 metros, que passará sobre a linha férrea.
Nenhum comentário