10660 - Formato 2

Últimas notícias

Fundação Ernani Sátyro realiza Oficina de Organização de Carreiras Artísticas para diversas áreas da cultura

                                                          

No último sábado (12,) a FUNES Patos, realizou uma oficina de organização de carreiras artisticas, o intuito do evento foi reunir artistas, produtores, ativistas e militantes da área cultural para receber orientações de como captar recursos e elaborar projetos na área cultural.

O produtor, ator e artista Walter Olivério foi o mediador que trouxe a todos os conhecimentos necessários para o sucesso não apenas em público, mas em outros espaços também, na oportunidade o pessoense falou da satisfação em poder dialogar com quem produz a arte na capital do Sertão.

“Um prazer dialogar com quem faz a arte na cidade, há uma necessidade maior da valorização do poder público, a pandemia veio para nos mostrar o quanto a arte é importante, as pessoas viveram a arte na pandemia, filmes, peças teatrais pela internet, música, leram mais livros então a arte deve ser valorizada",” destacou Olivério.

Para Delzymar Dias, representante da FUNES, um momento ímpar, tendo em vista as mudanças na rede cultural no que tange a captação de recursos.

“A Funes junto com a Funesc promove essa atividade afim de da oportunidade a toda rede cultural de Patos, a ter uma orientação de como captar recursos através de editais”, comentou Dias.

A cantora patoense Sarah Kimberly, enfatizou que o momento realizado pela Funes é de extrema importância para todos os artistas e agentes de cultura na cidade, ela destacou ainda que por ser um espaço de troca de experiência, um amplo debate sobre editais e ainda de como melhorar o portfólio e o currículo, enriquece muito mais em termos de conhecimento para todos.

Marcelo Lima, produtor e militante cultural na cidade, parabenizou a Funes pelo momento promovido e fala da importância da oficina.

“Quero parabenizar a FUNES pelo evento que nos ajuda a adquirir mais conhecimentos na busca de mais recursos para promoção de eventos culturais em nossa cidade, principalmente num pós pandemia, onde fragilizou bastante a cultura a toda sua rede produtiva e clareia nossos caminhos, principalmente tendo em vista a aprovação das leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2”, reforçou Marcelo.

O evento reservou um importante debate para seu fim, conjuntura sobre a atenção e a e a situação da cultura em Patos, propostas como; criação de um coletivo de cultura, teve destaque no debate, para melhorar o diálogo com as gestões de cultura municipal e estadual.

A oficina é uma de várias ações que a Funes está promovendo para a fomentação e fortalecimento da cultural local.

 

Por Marcelo Lima e Márcio Costa


Nenhum comentário