Últimas notícias

Hospital de Patos divulga estado de saúde de detentos feridos após tumulto no Presídio Romero Nóbrega; seis deram entrada

 

O Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, em Patos, divulgou na manhã desta quarta-feira (10) uma atualização oficial sobre o estado de saúde dos detentos feridos durante o princípio de rebelião registrado na Penitenciária Padrão Romero Nóbrega, ocorrido durante o banho de sol.

De acordo com o boletim, seis pacientes custodiados foram encaminhados à unidade hospitalar após a ocorrência interna na penitenciária. As equipes de cirurgia geral e ortopedia foram mobilizadas para o atendimento. Dois deles apresentavam ferimentos leves, foram avaliados e receberam alta médica.

Outros quatro custodiados permanecem internados, com os seguintes quadros clínicos:

  • A. S. N. (sexo masculino): trauma de face com ferimento na região nasal, com indicação de exame de imagem para avaliação detalhada;
  • A. C. B. (sexo masculino): ferimentos perfurocortantes na face, braço esquerdo e flanco direito, já submetido a exames de imagem e suturas;
  • L. da S. A. (sexo masculino): traumatismo craniano com perda de consciência momentânea; paciente encontra-se consciente e orientado;
  • W. R. dos S. (sexo masculino): ferimento provocado por munição não letal na face, com fratura, sendo necessária cirurgia para remoção de corpo estranho.

Relembre o caso

O tumulto aconteceu por volta das 8h da manhã, durante o banho de sol, envolvendo detentos de dois pavilhões da unidade prisional. Conforme a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap-PB), houve confronto entre presos de facções rivais, além de princípio de incêndio com colchões, rapidamente controlado pelo Corpo de Bombeiros.

A situação foi contida com apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, SAMU e tropa penitenciária especializada. Equipes do Grupo Penitenciário de Operações Especiais (GPOE), da Força Tática Penitenciária (FTPEN) e da Gerência Executiva do Sistema Penitenciário (GESIPE) foram deslocadas de Campina Grande para reforçar a segurança.

O comandante do 3º BPM, tenente-coronel Esaú, informou que a ação foi rápida e evitou consequências mais graves, destacando que nenhum preso corre risco de morte. Segundo ele, ao todo, quatro apenados apresentaram escoriações e outros 12 foram atendidos por inalação de fumaça ou ferimentos leves ainda dentro da unidade, com acompanhamento da equipe médica do próprio presídio.

A Seap-PB confirmou, por meio de nota, que a situação segue sob controle e que todas as providências administrativas e de segurança continuam sendo adotadas.

O caso segue sendo acompanhado pelas autoridades, incluindo a comissão de direitos humanos da OAB, Subseção Patos. 


Por Patos Online

Nenhum comentário